quinta-feira, 15 de maio de 2008

Mais Informações sobre o Espetáculo Dançadeira.



Espetáculo DANÇADEIRA
¿por quá? grupo experimental de dança – Eseffego/UEG
Dias 29 e 30/maio às 21h no Teatro Goiânia


Espetáculo do Projeto DANCIDADE - ¿por quá? grupo experimental de dança
Realização: Universidade Estadual de Goiás através do Edital PROEXTCultura 2007 do MinC e Petrobrás.
Apoios: AGEPEL, Coletivo Centopéia, Casas de Dança Cantoria e Viola de Prata, Sertão Produtora de Vídeo.

O grupo: O ¿por quá? é um grupo de caráter experimental amador que surgiu há sete anos na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás, como uma necessidade de maior conhecimento e pesquisa acadêmico-artística em dança na cidade de Goiânia. É formado predominantemente por universitários e tem como principais objetivos a democratização da experimentação artística em dança e a busca da autonomia celebrativa da dança.

O Projeto:
O DANCIDADE – vivências de danças com o ¿por quá? grupo experimental de dança – é o mais novo projeto do grupo e foi contemplado pelo PROEXT Cultura, do Ministério da Cultura em parceria com a Petrobrás. A construção de um trabalho cênico de dança coletivo a partir da interação entre conhecimentos de dança existentes na universidade e nos espaços informais de vivência da dança na cidade de Goiânia.
Foi um trabalho de seis meses que buscou o cruzamento entre conhecimentos na área da dança para fundamentar não só o processo coletivo de uma criação artística bem como a legitimação de espaços de interação e trocas entre universidade e comunidade. Para tal pesquisou casas de dança e eventos do Movimento Hip Hop da cidade. Estas visitas resultaram no envolvimento de alguns freqüentadores destes locais em um processo de (re)conhecimento e identificação de gestualidades de destaque geradoras de presenças marcantes. A segunda etapa do Projeto foi a realização de oficinas ministradas por dançarinos integrantes do ¿por quá?, bem como pelas pessoas identificadas nestes locais de dança. Desta forma, os freqüentadores das casas de dança e do Movimento Hip Hop levaram seus conhecimentos de dança para o ambiente universitário e os alunos fizeram o mesmo nos locais que visitaram. Estamos finalizando com o espetáculo DANÇADEIRA, uma síntese artística de toda a pesquisa e o processo vivenciado.

Ficha Técnica:
Direção e Concepção Geral: Profª Ms. Luciana Ribeiro
Criação do espetáculo a três corpos: Luciana Ribeiro, Adriano Bittar e Sacha Witkowski
Dançadeiros ¿porquarianos?: Alessandra Matos Terra, Danuza Rodrigues, Hilton Jr., Letícia Neves, Lina Reston, Luciana de Medeiros, Marília Nepomuceno, Renato Ribeiro, Thalita Vieira, Viviana Fialho
Dançadeiros convidados: Lucília Amaral, Lucília Ribeiro, Larissa Cantarino Chagas, Roberto Rodrigues, Maria do Socorro Chaves da Silva, Lívia Fernandes, Raphaela Boghi de Sá, Reginaldo Bezerra, Rosa Deuzeli Nunes de Oliveira.
Produção Geral: Divina Helena de Camargo
Produção do Espetáculo: Cláudia Fernandes
Assessor de Cultura/Dircom-UEG: Guilherme Wohlgemuth
Direção Audiovisual: Pedro Novaes
Registro Audiovisual: Maiani Camargo Gontijo (Curso de Audiovisual-UEG)
Trilha sonora: Thaís Rodrigues
Concepção de luz e iluminação: Rodrigo Assis
Projeto gráfico, cenografia e figurino: Coletivo Centopéia
Produção Acadêmica: Profº Ms. Adriano Bittar
Profª Ms. Luciana Ribeiro
Profª Dra. Mariana Cunha


O Espetáculo:
Dançadeira é o mais novo espetáculo do ¿por quá? grupo experimental de dança. Ele é o resultado de toda a vivência e pesquisa do Projeto Dancidade, realizado em duas casas de dança e em alguns eventos do Movimento Hip Hop, na cidade de Goiânia. Uma investigação e um mergulho nas várias identidades de dança presentes nestes locais.

Buscou-se realizar uma troca entre a produção de conhecimentos de dança do universo acadêmico, com o conhecimento de dança existente no universo popular de dança. Deste processo de ver, dançar, aprender, ensinar, deste diálogo corporal surgiu o espetáculo DANÇADEIRA.

O espetáculo passeia por todos os momentos da pesquisa, desde as primeiras impressões das visitas aos locais de dança, até superação e transformação desta gestualidade em novos estados corporais.

O processo de criação foi baseado nas questões iniciais: O que se vê quando dança? e O que se dança quando vê?, ou seja, mergulhamos no ver dançar e no dançar o que se vê, sempre buscando preservar o que é peculiar de cada dança, o que é próprio do sujeito dançante, primando pelo deleite e pela dança que transborda e contagia.

A busca foi pela dança que encanta e que surpreende, independente em que local ela está e em que corpo ela incorpora. Esteja ela na dança contemporânea e também nos bailões e nos ginásios de batalha do Hip Hip. Seja ela formal ou informal, acadêmica ou popular, do sujeito dançarino e do dançarino sujeito. A pergunta que nos fica é:
Onde foi que você aprendeu a dançar assim?

Respondam-me vocês!

Nenhum comentário: