domingo, 27 de janeiro de 2008

Entrevista com Luciana Ribeiro sobre aprovação no edital PROEXT2007.

Perguntas:
1 - O que significa ganhar este edital para o grupo?
Significa a possibilidade concreta de estrutura para a realização de um trabalho de pesquisa e extensão em dança. A legitimação de um trabalho de sete anos dentro da UEG. Um diálogo mais profissional e consistente com nossos pares acadêmicos e artísticos.
2 - Como foi a parceria com a PrE e quais as possibilidades da pesquisa em dança na UEG?
A PrE foi a ponte entre o edital e o grupo de pesquisa e extensão. Uma ponte muito importante na divulgação deste edital e dedicada na busca pela qualificação e diálogo acadêmico da UEG com as instituições de fomento.
Atualmente as pesquisas em dança estão sustentadas, principalmente, no esforço e no desejo de professores, acadêmicos e funcionários por uma estrutura concreta e consistente que possibilite tal ação. A realidade ainda está muito distante do ideal acadêmico necessário, mas a exigência por tal é que a fará existir e isso não deixaremos de fazer nunca. Acredito que a UEG, particularmente através da UnU de Goiânia – ESEFFEGO, pode vir a se tornar um centro de referência em dança, com núcleos de estudos teóricos, capacitação profissional, formação continuada e abarcando um acervo bibliográfico e audiovisual da área.
3 - Fale sobre o projeto Dancidade?
O Dancidade é fruto e traduz todo um trabalho e pensamento de dança que o ¿por quá? vem construindo e desenvolvendo nestes sete anos de pesquisa e produção cênica. Ele será um projeto de extensão em dança que envolverá, através do ¿por quá? grupo de dança e de duas casas de dança do entorno da ESEFFEGO, acadêmicos e comunidade na construção de uma obra cênica que terá seu formato definido no decorrer do projeto.
4 - Como está o grupo hoje e como é o processo de seleção e de trabalho?
O grupo está com dez integrantes vindos dos cursos de Educação Física da ESEFFEGO e da UFG, de egressos destas IES e da UCG e também de duas pessoas da comunidade. O processo de seleção acontece todo início de semestre através de aulas abertas que realizamos durante um mês. Nestas aulas as pessoas têm oportunidade de conhecer o grupo, o nosso trabalho e o nosso cotidiano. A exigência que fazemos para as pessoas que se interessam em ingressar no grupo é que elas tenham disponibilidade e se identifiquem com a proposta. Trabalhamos, criamos, dançamos, ensaiamos toda segunda, quarta e sexta, das 19 às 22h, na sala de dança da ESEFFEGO.
5 - Como as unidades poderão solicitar a participação do grupo em eventos?
Para as unidades da UEG pedimos que façam uma solicitação via e-mail (grupoporqua@gmail.com) ou por telefone ou fax (62 3522.3506) pedindo a participação do grupo no evento específico. Pedimos que o pedido seja feito com antecedência e que se especifique qual é o evento para que o grupo se organize e discuta a possibilidade de participação. Solicitamos transporte, alimentação e hospedagem, caso seja necessário. E, é claro, estrutura mínima para a realização do trabalho: água, espaço cênico, som, etc.
6 - Fale um pouco da sua participação na discussão das políticas culturais da PrE.
Fui convidada a integrar o coletivo que discute as políticas culturais da Pré e espero poder contribuir através de uma postura acadêmica e militante voltada para a efetivação e afirmação de uma universidade cada vez mais próxima deste título.

Nenhum comentário: